Autor: Paola Siviero
Gênero: Fantasia
Páginas: 224
Editora: Gutemberg
O auto da Maga Josefa me pegou de surpresa. Uma leitura de fantasia cativante, ambientada no Nordeste Brasileiro e que me tirou muitas risadas e suspiros.
Ali pela década de 60, caminharam pelo nordeste, uma dupla muito peculiar. Toninho, um exorcista de uma família de exorcistas e Josefa, uma maga. E por quê peculiar? Bom, Magos são filhos do diabo, nascidos de quando ele vem satisfazer luxúrias na terra. E tecnicamente, Toninho deveria caçar demônios. E filha do demônio, demonete é... Enfim, você entendeu, né?
Mas Josefa é misteriosa e diferente. Ela também está enxotando demônios da terra e Toninho reconhece isso. E da maneira mais duvidosa possível, eles fecham uma parceria.
Cada capítulo traz um cenário diferente. Um momento estamos no Cariri, outra hora na Bahia, depois rumamos para Sergipe e vamos seguindo viagem com a dupla itinerante de caça-demônios. O universo que Paola nos traz é tão rico, cheio de cor, rima e humor que é quase impossível não sorrir ao lembrar das passagens (e paisagens) dessa leitura.
A adaptação de seres mágicos nos contos foi muito bem feita: Um dragão se torna um calango-de-cauda-verde, também tivemos sereias, assombrações, vampiros, golens, lobisomens, gênios. E pasme, encontramos até mesmo deus e o diabo. A rabugice de Josefa e as trapalhadas de Toninho acabam se tornando tão aconchegantes, que quando terminei o último capítulo, eu queria ficar naquele universo muito mais tempo.
O projeto gráfico está uma graça, e as letras de músicas nas aberturas dos capítulos tornam a leitura ainda mais imersiva. O único problema desse livro é que ele acaba rapidinho e deixa a gente meio órfão depois...
Leitura super recomendada para quem gosta de aventura e fantasia com muita brasilidade.
Vou ficando por aqui e... até a próxima, folks!
Nenhum comentário:
Postar um comentário