Autor: Amy Alward
Gênero: Fantasia, Aventura
Páginas: 368
Editora: Jangada
Samantha Kemi é uma jovem na casa dos seus 18/19 anos, que vive num mundo permeado por magia, onde existem os Talentosos, pessoas que manipulam magia e os Comuns, que precisam ralar extra na vida. Kemi é uma Comum, mas que acaba se destacando por conta de sua linhagem familiar: os Kemi foram renomados alquimistas do país de Nova e durante muitas gerações, serviram à Família real de Nova, até perderem lugar para as poções industriais.
Sam realmente tem um talento incrível para criar poções. A mente dela pensa em poções o tempo todo, sempre analisando o composto de algum ingrediente. E mesmo estando na idade de ir pra faculdade, ela está seguindo a vida como aprendiz do seu avô, Ostanes. A família Kemi tem uma botica de poções que já teve dias melhores, mas que, atualmente, está a beira da falência. O mercado de poções com ingredientes naturais vem caindo no esquecimento, com o crescimento das indústrias de poções sintéticas, mais baratas e menos complicadas de fazer do que as tradicionais poções com ingredientes naturais.
Apesar de todos os perrengues, os Kemi são muito unidos e juntam todos os centavos para pagar os estudos da irmã mais nova de Sam, a Molly. Ela herdou os genes Talentosos da mãe e, de certa forma, é a aposta do futuro da família. E tudo ia correndo tranquilo na vida de Sam, entre tentar reerguer a botica, brigar com seu avô para modernizarem os sistemas do pequeno laboratório e sonhar acordada com Zain, o cara mais popular de onde ela estudava num passado não tão distante, filho das indústrias de poções sintéticas e melhor amigo da família real.
Então um dia, Kemi simplesmente é convocada, junto com outros alquimistas, para criar uma poção para curar a princesa, que acidentalmente tomou uma poção do amor e se apaixonou por si mesma. A princesa de Nova, ficou fora de controle, e ela possui uma magia tão poderosa, que, se não estiver no domínio de suas faculdades mentais, ela pode simplesmente destruir o país inteiro. E assim tem início o evento chamado "caçada selvagem". Os alquimistas convocados precisam descobrir quais os ingredientes que foram usados na poção que a princesa ingeriu e então criar o antídoto. E não é a toa que o nome do evento é Caçada Selvagem: durante a busca dos ingredientes os alquimistas podem passar por diversos perigos, inclusive enfrentar sabotagens uns dos outros. É cada um por si.
Durante a leitura eu me perguntei se o titulo de livro não deveria ser "poção frenética", pois desde o início da caçada, Sam não tem um minuto para respirar, então em um momento ela está tentando ganhar uma pérola de sereia, em outro está lutando contra uma árvore gigantesca que quer devorá-la, além de lidar com as sabotagens no meio do percurso.
Ver a mesclagem dos elementos de fantasia com a vida moderna foi um dos elementos mais interessantes do livro. Como por exemplo, terem ilhas onde se podem encontrar unicórnios, plantas mágicas, sereias! Num mesmo mundo onde wi-fi, smartphones e redes sociais existem. Os personagens são muito cativantes, e a gente se leva fácil pela Sam. O relacionamento dela com a família é muito especial, assim como com os seus amigos, Anita e Arjun. Vale aqui também uma menção honrosa a Kisty, uma coletora de ingredientes muito badass. Acabei imaginando ela com a aparência e a personalidade da Lara Croft.
A Poção secreta é uma fantasia divertida, dinâmica e que passa num piscar de olhos. Eu praticamente devorei esse livro. E apesar disso, tenho algumas ressalvas, como por exemplo, o final ficou um pouco corrido e algumas coisas mal explicadas, como uma declaração que que o crush da protagonista faz para a mídia e que eu não vou contar aqui por motivos de spoilers. Há uma vilã na história também, que eu fiquei o tempo todo achando que ia ter algo mais sobre ela, mas não teve e o resultado final é que ela acabou ficando cartunesca. Ainda assim, esses detalhes não atrapalham a leitura, eu que sou mais observadora mesmo.
O projeto gráfico é uma gracinha e admito que apostei nesse livro pela capa! As vezes dá certo, né? Né.
Leitura super indicada para quem quer passar o tempo de maneira divertida, adora uma fantasia leve e descontraída com aquele ar de, não importa o que aconteça, tudo vai dar certo no final.
Até a próxima, folks!
Nenhum comentário:
Postar um comentário