O Castelo Animado

em quarta-feira, 20 de março de 2024



Autor: Diana Wynne Jones

Editora: Seguinte

Gênero:  Ficção, Aventura, Romance, Magia

Páginas: 366


A maioria das pessoas pode já conhecer a história pela animação de Hayao Miyazaki, mas ela é inspirada nesse livro de Diana Wynne Jones. Esse livro recentemente ganhou uma nova edição pela editora seguinte e uma linda capa colorida.


Para quem não está familiarizado com a história, a protagonista se chama Sophie ela é uma jovem moça que trabalha na chapelaria da família fazendo chapéus. Após a morte do seu pai ela fica com sua madrasta e irmãs (aqui é uma mudança da animação, pois lá não é aparece muito a família de Sophie e no livro elas tem um papel marcante).


Um dia a Bruxa das Terras Devastadas vai a loja e implica com Sophie aparentemente "sem nenhuma razão" e a amaldiçoa. Sophie então se torna uma velha de 90 anos de idade, sem saber como as pessoas reagiriam, ela acha melhor fazer uma bolsa e sair em busca de uma solução.


Howl e Sophie


No caminho ela encontra o Castelo Animado: Um castelo que se move e todos dizem que pertence ao maligno Mago Howl que devora o coração das jovens. Como Sophie não é jovem, ela pensa que pode encontrar a solução da magia se for para o castelo do mago.


Ao chegar lá se depara com o aprendiz de Howl, Michael (na animação uma criança e no livro um adolescente) e com Calcífer, o demônio do fogo falante. Calcifer propõe uma barganha a Sophie: se ela descobrir como quebrar o pacto que ele tem com Howl para liberta-lo ele removerá a maldição dela.
Depois de aceitar ela se surpreende quando Howl entra em casa: isso porque ela já tinha visto ele na cidade. Na animação Howl ajuda Sophie que está sendo perseguida pelos aceclas da Bruxa, no livro eles se encontram por acaso e o mago convida ela para tomar uma café e ela recusa. 


Ao se surpreender com isso, ela não fala que já o conhece já que ele viu uma jovem moça e agora ela é idosa. Mas, o convence a deixa-la ficar como empregada do Castelo que está bem sujo.


A partir dai somos conduzidos pelas rotina da casa e as magias do universo. Há universos paralelos no livro, isso é comum nas obras de Diane. O universo da série Crestomanci, mostra como ele consegue se mover entre as diferentes dimensões. 


Essa parte existe apenas no livro, assim como a Guerra mostrada no filme só existe lá também.
Em resumo o livro é tão bom quanto o filme e recomendo que ambos sejam vistos. Não há como não se encantar com a história em qualquer mídia e todos valem a pena. 

Nenhum comentário:



Topo