A Rainha dos Condenados

em terça-feira, 10 de dezembro de 2024

 


Título: A Rainha dos Condenados

Volume: 3 Crônicas Vampirescas

Autor: Anne Rice


Editora: Rocco


Páginas: 496



Nesse terceiro volume das crônicas embora seja uma continuação direta de O Vampiro Lestat, não temos uma sequência que já começa do final do livro anterior.


Logo no começo somos apresentados a novos personagens vampiros e humanos e eles contam suas narrativas de formas independentes. Conhecemos a jovem Jesse com sua família intrigante e seu trabalho para a Talamasca. Revemos Daniel e Armand e seu novo relacionamento de perseguição e amizade ou romance, revemos também Louis, Marius e somos apresentados a Pandora, Khayman, Santino e outros vampiros antecessores. 


Os acontecimentos então são narrados antes do show que acontece no final do livro anterior e como influencia a todos esse evento único e o que segue com ele: O Despertar de Akasha.


Sim, a Rainha dos vampiros que dormiu por séculos acorda finalmente em sua cripta ao som do Rock de Lestat e decide que o mundo será seu novamente. Ela mata seu marido Enkil e resolve seguir atrás de seu amado protegendo-o dos outros vampiros que desejam matá-lo por ter se revelado como vampiro ao mundo (embora ninguém acredite nele). 


Aaliyah como Akasha no filme homônimo



O livro pode ser definido em três partes: a introdução até a reunião de Akasha com Lestat que segue com a reunião dos demais como seus opositores ao reino de Akasha. E a última parte que seria a resolução que é bem breve no qual se resolve o conflito e se segue para o futuro.


A parte do meio no entanto é abarcada pela lenda das gêmeas ruivas que é essencial para o final do livro, mas extremamente maçante e arrastado de se ler. Protelei por diversas vezes a leitura por não aguentar mais a lenga lenga das gêmeas.  


Mas, como eu disse é essencial para o fim do livro. Então em uma nota de 0 a 10. Rainha dos condenados é um 6 a 7. Faltou a paixão do livro anterior, Lestat está apagado e eu gostaria de ter visto mais da Rainha do que se mostrou. 


O filme que se baseia no livro tem alguns dos personagens principais e algumas situações similares, mas passa longe da trama central do livro. A caracterização de Akasha no entanto pela atriz Aaliyah é belíssima, junto com a trilha sonora. 


Veremos uma nova versão de Akasha nas próximas temporadas da série da AMC de Entrevista com o Vampiro que deve adaptar os próximos volumes das crônicas vampirescas.

Nenhum comentário:



Topo