Todo mundo deve ter pelo menos um livro na estante que abriu
apenas uma vez. Eu sempre aconselho a buscar terminar o livro, enxergar sua
perspectiva e procurar absorver tudo que ele possa oferecer e que talvez estejamos
nos recusando a ver. Porém, existem livros que, pasmem, não merecem sua atenção
mesmo. Ainda que o autor tenha se esforçado para terminar, editar e publicar
essa obra, se ela é ruim (ou péssima), você não tem a obrigação de lê-lo.
Mas como saber que não estamos
desperdiçando informações? Jogando fora o pão com presunto inteiro por conta de
uma mera casquinha na ponta? Passamos a identificar isso com muita leitura,
aprendendo seu gênero e o respeitando em um enredo, saber dizer se aquela
história de romance está indo mal ou se aquela ficção precisa colocar os pés
mais no chão. A base pra tudo é a leitura.
No entaaaanto, como eu sou uma
pessoa muito boazinha, vou passar uma lista de itens que te ajudarão a
identificar aquele livro que não vale sua atenção. Estão prontas crianças?
Então, aqui vai: Motivos para se desistir de um livro!
1. Começos entediantes
Essa situação ocorre quando as
primeiras linhas do texto são recheadas de uma descrição desnecessária e em
vão, de que nada vai mudar na história ou na apresentação da personagem.
Geralmente estará descrevendo coisas comuns e sem referência, com abstinência
de criatividade levando ao leitor ter que usar uma dose extra de paciência para
começar na história. Nessa parte, pra quem não viu interesse nessa obra e tem
muitas outras para começar, o resultado é esse: Ele vai pra prateleira,
esperando que algum dia olhemos para ele de forma diferente.
O conteúdo do livro reflete a reação do autor,
se você estiver lendo algo chato e sem sal, provavelmente sua reação vai ser
essa:
2. Falta
de Foco
Essa é complicada, mais parece um
resumo do que o escritor quis dizer sobre TUDO, desde a personagem até a
história delas. Apresenta grande dificuldade de interligar os fragmentos do
enredo e você fica completamente perdido tentando entender o que ele quis fazer
com aquilo. Por falta de conteúdo o autor prefere estender a narrativa com uma
mistura palavras, emoções e histórias sem pé nem cabeça.
No começo você vai achar tão
absurdo que vai pensar que é uma “pegadinha” do livro, no final tudo vai ser
revelado e o livro de cinza passa a ser laranja com glitter verde! Mas não,
decepcionante saber que começa assim e na grande maioria dos casos, o final é
semelhante ao começo. Afaste-se desse
livro, caro leitor!
O ideal seria ele estabelecer um
tempo, espaço, tema, as personagens e começar sem medo de tecer sua teia de
idéias, porém sem um objetivo, o livro perde seu valor e nós perdemos a vontade
de ler.
3. Uso
abusivo de linguagem sofisticada
Algumas narrativas parecem mais
preocupadas em exibir o vocabulário e as habilidades do escritor do que
desenvolver um enredo de conteúdo interessante. Falas extremamente formais e
pomposas acabam cansando a leitura, tornando-a fria e inexpressiva. O uso de
linguagem sofisticada não é o problema, mas o simples fato de seu uso para
impressionar o leitor ou para “encher lingüiça” na narrativa que acabam fazendo
o texto perder a credibilidade.
Quando é evidente que a linguagem
não está de acordo com o gênero da história e as falas soam de forma forçada,
já pode ir dizendo adeus. A capa pode ser linda, o texto bem editado e limpo,
porém com o conteúdo deixando a desejar com uma linguagem completamente fora de
contexto, não vale a pena tentar entender essa perspectiva.
4. Excesso de informação
A falta é um erro, mas o excesso
de informação também cansa qualquer leitor recheado de boa vontade. Já cheguei
a ler livros que só para falar da personalidade da personagem, foram cinco páginas
inteiras. Muitas informações ali poderiam ter sido ocultadas e recebido uma
edição melhor.Nesse caso, mais parece uma listagem do que é feito a personagem
sem ter a devida atenção na forma de interligar essas informações. Não
necessariamente o autor é obrigado a apresentar a personagem de forma tão
sólida logo no começo do enredo, ao decorrer do texto é interessante deixar
fragmentos de sua personalidade e forma de pensar para que o leitor interprete.
Fazendo uma boa seleção e sabendo
onde e quando colocar determinadas informações, nota-se um enriquecimento muito
grande na narrativa, aproximando o leitor do contexto, isso apenas inserindo as
peças certas em seus devidos lugares. Quando se pega uma obra com esse defeito,
prepare-se para ler uma lista de supermercado.
05. Falta de emoção
Depois de páginas e mais páginas,
tudo parece um conto de fadas, tudo perfeito, nada acontece. Bom... até nos
contos de fadas há conflito, pois uma história precisa de um clímax. Essa falta
de oposição é ótimo para as personagens, serão felizes e só terão que decidir
entre margarina e manteiga todas as manhãs, mas para nós é péssimo. Não há
necessidade de transformar o enredo em uma novela mexicana, mas uma tensão no
começo despertará curiosidade nos leitores, despertando-nos o interesse em
saber o que vai ocorrer na história.
Geralmente, se o começo de um
livro não nos deixa inquietos, tensos, ansiosos ou no mínimo curiosos, aos
poucos ele vai perdendo a credibilidade. Se é um mar de rosas sem fim, o que
irei absorver dessa obra? Estimula qualquer um a largar nos primeiros
parágrafos algo tão morno e equilibradíssimo, não concordam?
06. Má descrição
Quando finalmente chegamos no Sr.
Clímax da história, depois de umas 100 páginas lidas, o momento exato de uma
cena decisiva para a história, nos deparamos com dois parágrafos de clímax com
uma descrição pobre e seca. Tem algo mais decepcionante do que o enredo te
formigar para saber o desfecho e ele é super mal descrito? Eu acho que não.
É importante o autor explorar os sentimentos
de um personagem diante das situações, mostrando o que está acontecendo ao
invés de apenas descrever o que está ocorrendo. Uma narrativa que não sabe
aproveitar seu potencial, fará coleção de suspiros desaprovadores e
decepcionados, inclusive os nossos.
07. Texto mal redigido
Conheço professores(as) de português
de plantão que virariam do avesso ao encontrar erros de concordância ou
digitação em um livro. Para alguns não é motivo para se largar o livro, afinal
o conteúdo pode estar bem rico e intrigante, para outros é uma tortura horrenda
ver a potencialidade de uma narrativa incrível estar nessas condições.
Convenhamos que frases sem
concordância, parágrafos repetitivos, uso incorreto de pontuação e acentuação
desviam muito a atenção da história. Eu já tive uma experiência no qual o
capítulo relatava o cotidiano de uma jovem e seu pai pela manhã, desisti de ler
o livro ao encontrar os mesmos diálogos, exatamente iguais em manhãs diferentes
e seguidas, deixando uma lacuna e nada fazendo o menor sentido.
A história pode estar impecável,
mas só será bem interpretada como tal com uma boa edição e revisão.
No geral, são esses os itens que
mais atrapalham na hora de absorver o conteúdo da obra. Pelo menos são as que
mais me incomodam. E então, o que vocês acharam dessas
dicas? Não as tome como verdade absoluta, afinal sou apenas uma devoradora de
livros exigente. Haha’
E com vocês? O que faria vocês
desistirem de um livro? Compartilhe conosco nos comentários!
Um comentário:
Eu já desisti de alguns por revolta com o personagem principal. A série "Canção da Súcubo" por exemplo. Chegou num volume que fiquei tão indignada pelas atitudes da personagem principal que larguei. U_U
Quando o personagem não se ajuda, não se tem o que fazer.
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